Inconformundo

O mundo dos inconformados

TL #1: O Pouco Caso Social

Por Letícia Franco (www.leticiafranco.tumblr.com)

Terremoto e tsunami no Japão. Atentado a crianças no Rio de Janeiro. Esses, entre tantos outros desastres, chocam a população, que então se mobiliza para ajudar essas regiões, que realiza passeatas contra a violência, enfim, se torna solidária da noite para o dia. Lindo não?

Pois bem… O que me incomoda é o tempo de duração dessa sociedade utópica, altruísta, encantada. Bastam alguns meses, algumas semanas ou qualquer novo desastre para o antigo cair em esquecimento e toda essa parafernália acabar. Então o pobre, o sem-teto, o mendigo, a vítima voltam a ser tratados como antes, com desprezo.

A pergunta que ronda minha cabeça toda vez que casos como esse acontecem é: Por que as pessoas só se preocupam com as outras depois de ter acontecido algo?

É esse descaso entre as pessoas que me consome e em alguns pontos me faz até mal, porque eu não consigo entender como um pode passar por cima do outro sem sentir um pingo de remorso ou não conseguir ajudar alguém que lhe estende a mão pedindo por ajuda.

E-G-O-Í-S-M-O. Essa é a palavra chave. A sociedade capitalista de hoje prega o ‘preocupar-se consigo mesmo, antes dos outros’ e o ‘direito do rico (superior) sobre o pobre (completamente inferior, diga-se de passagem) e isso prejudica as relações humanas. Pessoas passam a ser tratados como objetos por serem piores que as outras (não sei quem faz essa pré-seleção, mas ela existe na cabeça de alguns), faz-se pouco caso sobre esse alguém, julga, pisa, agride, ofende ou, o que é pior a meu ver, se faz indiferente perante essa pessoa.

Então me diga: Você continua achando linda toda aquela mobilização mundial do início? (fique claro que eu não sou contra ajudar nesses casos, sou contra ajudar SOMENTE nesses casos)

Se você já se respondeu essa primeira pergunta, eu lhe deixo outra: Por que se ‘importar’ tanto e ‘ajudar de coração’ quando o assunto está na mídia, se aquilo não faz sentido para você e se depois você fará pouco caso das pessoas que você mesmo ajudou?

2 Respostas para “TL #1: O Pouco Caso Social

  1. inconformundo 04/11/2011 às 0:47

    Parabéns pelo texto Leticia, ficaremos no aguardo por mais postagens suas…
    Obrigado pelo apoio!

  2. Letícia Franco 04/11/2011 às 19:09

    Eu é que tenho que agradecer o espaço que vocês abriram aqui. Vou tentar contribuir mais vezes, sem dúvidas…
    Admiro muito o blog, muito fera (:

Deixe um comentário

