Inconformundo

O mundo dos inconformados

Que seja arte então

Por Thales Mequi (@thalesmequi)

A música, assim como a imagem, é uma linguagem, e por ela nos comunicamos com o mundo todo. Eternizamos momentos através dela, expressamos sentimentos, emoções etc.

É muito legal ver que pessoas dependem da música para sobreviver, em outras palavras, possuem a música como fonte de renda. Outras apenas encontram a música como lazer, e possuem outras fontes de renda. Até aí tranquilo. Mas muitas pessoas que ganham dinheiro com música, não compreendem que estão influenciando, de certa forma, ‘todo o planeta’.

Uma coisa que me deixa meio inconformado, são os ‘padres pop stars’, ou eu não entendo direito, ou não sei. Mas até onde eu saiba, todo padre faz os votos de pobreza. Não preciso falar mais nada. Tentam justificar dizendo que estão espalhando a palavra de Jesus. Meus amigos, a Bíblia é o livro mais vendido no mundo, a palavra está aí há dois mil anos. Não estou fazendo nenhum apelo aqui, pelo contrário, acho legal pessoas expressarem suas crenças em músicas. Mas a coisa está tomando uma proporção imensa, ofuscadas talvez pelo capitalismo.

Voltando à etimologia de ‘música’, seu significado é ‘a arte das musas’. Em primeiro lugar, é ‘arte’. Em segundo lugar, é ‘musa’, ou seja, beleza. Então por que ainda vemos tanta porcaria por aí? Com certeza pelo fato de que a cultura molda o conceito de arte e de beleza, em cada região. Por isso não posso falar que meu gosto musical é melhor que o do outro, porque isso é pessoal. Mas a partir do momento que uma música se torna ofensiva, degradante e suja, sinto muito, mas deixa de ser música.

Uma resposta para “Que seja arte então

  1. Letícia Milani 04/06/2011 às 19:47

    Olha o tema que eu indiquei aqui hahaha 😀
    Mandou muito, parabéns pelo blog, tá f***

    Então, falando de música… O assassinato atual da música só é uma consequência da degradação da cultura, quanto mais fútil a cultura fica (o que tem se tornado frequente), mais vazia fica a música. Muita gente sabe fazer música, mas não conhece o real significado dela, esse é o problema.

    Beijos

Deixe um comentário

