Inconformundo

O mundo dos inconformados

Salve o seu ouvido!

Por Vitor WS

Acredito que a música seja a manifestação artística mais abrangente e mais apreciada pelas pessoas no mundo contemporâneo. Mas, como tudo nessa vida tem um porém, também vejo que, de maneira geral, a música é a arte mais afetada negativamente por modismos, falsos engajamentos e futilidades (citando apenas algumas dessas más influências).

Hoje em dia temos que lidar com “artistas” que etram no ramo com o único intuito de lucrar (seja o lucro financeiro ou sexual), deixando de lado a criatividade e o bom gosto, que são essencias para a composição de músicas de boa qualidade. Houve um tempo em que era possível lucrar com boas músicas (vide a era de ouro do rádio), porém a filosofia do dinheiro fácil faz com que cada vez mais se invista na “produção” de músicos e cantores de baixa qualidade, a fim de que eles possam fazer sucesso (lê-se dinheiro) rápido.

É claro que não podemos ser saudosistas ao ponto de dizer que antigamente só havia música de qualidade e que toda a população era culta, todavia é óbvio que o “lixo sonoro” dos dias de hoje é muito maior e mais influente. A existência de músicas chulas e de baixa qualidade é inevitável e ela em si é inofensiva ao povo. O problema é quando os valores dessas composições são agregados à cultura de uma comunidade, Exemplo: A cultura do funk carioca.

Apesar de todo aquele discurso rede globo de que o funk carioca retrata a realidade do morro e tudo mais, É muito grave quando as pessoas aplicam a mensagem que essas músicas  passam como filosofia de vida, pois convenhamos, os valores presentes nas letras do funk carioca não são exatamente um exemplo a ser seguido.

Não serei hipócrita ao ponto de dizer que  é possível combater a produção dessas músicas. Também não acho que todos devem ouvir composições virtuosas e meticulosamente arranjadas. O que quero expressar com esse texto é a seguinte mensagem:

Trate bem o seu ouvido! Não o submeta a ouvir músicas que foram feitas apenas com o intuito financeiro (ou qualquer outra intenção que não seja a de se manifestar artisticamente).

Anúncios

4 Respostas para “Salve o seu ouvido!

  1. Eduardo Rodrigues 03/31/2011 às 0:04

    Zeh, mto legal isso ai!
    concordo plenamente com voce..
    E nos brasileiros, temos que comecar a parar com isso de “modinha” de gostar do que a maioria gosta!
    Funk carioca, eu nao acho zuado quem faz.. mas quem escuta e fala q realmente e bom!
    Parabens, voce escreve muito bem!

  2. Letícia Milani 04/06/2011 às 19:39

    Sabia que vocês iam arrasar com esse tema 😉
    Não preciso falar muito que eu concordo né? Acho que essas modinhas são ainda piores para quem compõe com a cabeça, gasta tempo, pensa num tema, desenvolve uma melodia e depois vê coisas do tipo “Vou não, quero não, posso não…” estourarem.

    Eu adoro demais aqui, sou fã do cês manolo haha

    Beijo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: