Inconformundo

O mundo dos inconformados

Biosfera Caótica

Por Thales Mequi (@thalesmequi)

Desastres naturais. É visível que o tema dessa semana foi escolhido devido aos acontecimentos no Japão, mas hoje não venho me focar em nenhum caso específico.

Atualmente, muitas pesquisas são feitas a respeito do nosso planeta, mas ainda estamos longe de desvendar todos os enigmas existentes. E, devido aos desastres que andam acontecendo, a Hipótese Gaia tem ganhado cada vez mais adeptos. Para podermos entender melhor o porquê disso tudo, vamos rever conceitos.

A Hipótese Gaia descreve a Terra como um organismo vivo, e que tudo e todos aqui fazem parte desse organismo. Quando não cuidamos da saúde do nosso corpo, temos problemas, doenças, o corpo responde a tudo. Assim funciona a Terra, segundo essa hipótese.

É no mínimo intrigante, pois nos dias atuais, essa teoria nos parece bem lúcida, visto o descaso ecológico do ser humano. Mas como ainda não temos provas concretas, nada pode ser afirmado, muito embora tenhamos a certeza da culpa do homem em alguns fatos, como por exemplo, os buracos na camada de ozônio.

Opondo a Hipótese Gaia, temos a Hipótese Medeia, afirmando que não é o planeta que reage para equilibrar a vida, mas a vida que, buscando a sobrevivência, se adapta às mudanças ambientais. Não entrarei em detalhes, cada um que decida sua linha de pensamento.

Com certeza já nos perguntamos:

Será que a vida na Terra seria melhor sem a existência da humanidade?

Nosso mundo é regido por leis naturais (físicas, químicas, biológicas, etc.), portanto embora nossas ações sejam boas ou más, essas leis continuam atuando. Por mais perfeita que seja a Natureza a princípio, as variáveis que definem tal perfeição são infinitas, ou seja, um único e mínimo deslize que exista, o que é possível, interagindo com outros fatores, nos leva a um resultado aleatório, positivo ou negativo, pelo fato de não ser um sistema linear. É o que chamamos de Caos Determinístico.

“O bater de asas de uma borboleta pode provocar um furacão do outro lado do mundo”. Tal frase é uma definição alegórica do Efeito Borboleta, mas que nos mostra claramente o que tudo isso quer dizer.

Teorias, hipóteses, filosofias, etc. Temos o livre-arbítrio de seguir um pensamento, questionar outros ou criar os nossos próprios. Não estou dizendo que o terremoto no Japão foi uma resposta do planeta às atitudes humanas, também não estou dizendo o contrário, mas independente de opiniões, sabemos que nossas ações influenciam sim a saúde planetária, é nosso dever cuidar do ambiente, para que gerações futuras possam viver bem, e assim por diante.

Anúncios

Uma resposta para “Biosfera Caótica

  1. @GuiiBorges 03/20/2011 às 18:30

    Talvez o mundo seja um enorme fungos, que carrega todas as otrs materias vivas e não vivas em suas costas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: