Inconformundo

O mundo dos inconformados

Tema da Semana: Desastres Naturais

Por Vitor WS

É simplesmente impossível deixarmos de falar sobre esse tema, tendo em conta a terrível catástrofe que atingiu o Japão no dia 11 de março de 2011. Desde já registro aqui minha compaixão por todos que foram afetados por esse desastre.


Acredito que essa postagem seria inútil se eu viesse aqui e falasse sobre a magnitude do terremoto, estatísticas e coisas do gênero, pois essas informações estão sendo reportadas em todos os meios de mídia desde o dia em que a tragédia ocorreu. Por isso venho expor o meu ponto de vista sobre outras consequências posteriores a catástrofe, fatores que causam grandes divergências em uma situação de risco como essa.

Os efeitos econômicos serão sentidos em todo o mundo, o Japão  possui a maior indústria de alta tecnologia e devido ao desastre, todo o planeta sofrerá com a diminuição dos estoques e consequentemente com a alta dos preços. É claro que essa não é e nem deve ser a principal preocupação no momento, mas é importante frisar que o Japão exporta maquinário industrial para diversos países no mundo. China, Estados Unidos e Coréia do Sul são alguns dos países que mais dependem de produtos japoneses em suas indústrias.

Um ponto que ajuda o povo japonês nesse momento é que o país é o mais preparado do mundo para lidar com desastres naturais e para efetuar resgates. O fato do país já ter se reestruturado outras vezes após tragédias quase tão grandes quanto essa também é motivo de esperança. O que não ocorre em países como o Haiti, onde o terremoto foi inferior, porém a devastação foi imensa e até hoje, mais de um ano depois, a população ainda sofre imensamente com problemas estruturais como a falta comida e saneamento básico.

Por fim, fica o sentimento de impotência do ser humano que, apesar de tantas descobertas e invenções, é apenas um indivíduo frágil que não possui armas suficientes para se proteger dos eventos produzidos pela natureza. O que nos resta é juntar as forças, colher os cacos e reconstruir o que foi destruído.

Anúncios

2 Respostas para “Tema da Semana: Desastres Naturais

  1. Giovana 03/16/2011 às 20:29

    Gostei bastante do texto, deu abrangência a um assunto muito importante no momento, claro. E está sendo comentado em cada canto do mundo. Parabéns pelo site meninos! Sou uma leitora assídua agora, e futuramente colaboradora de textos! Adorei tudo daqui, o tema do blog, as ideias, tá tudo muito bem feito! Daqui a pouco vai entrar na lista de sites mais visitados, com certeza. Parabéns mais uma vez!

  2. inconformundo 03/16/2011 às 20:32

    Brigadão Gi, a nossa ideia de criar o site foi para interagirmos com leitores como vc, que opinam e participam. Estamos esperando ansiosos pelos seus textos!
    Beijo
    by Vitor Walderramos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: